Motor


Suspensão


Transmissão


Direção


Freios


Troca de Óleo


Escapamento/Catalizador


Alinhamento/Balancemento*


Revisões/Check Up


Ar Condicionado*



*Serviços feitos em parceria. A Power Car se reserva ao direito de alterar os serviços oferecidos sem aviso prévio.




Freios

O sistema de freio automotivo é simples de ser compreendido, e trabalha com os princípios e conceitos da Hidráulica.


Um sistema hidráulico fechado que conta com o auxílio de diversos componentes de diferentes funções para criar pressão, conduzir o fluido hidráulico e para a geração de força que será aplicada nos componentes de atrito.


O motorista é a peça chave para o acionamento do freio. Quando o motorista aciona o pedal de freio o sistema entra em funcionamento. A haste que está ligada ao pedal também está ligada ao servo freio, que por sua vez tem a função de auxiliar o motorista na frenagem. O servo freio cria um vácuo interno em duas câmaras separadas, quando o motorista aciona o pedal de freio acaba dando passagem para o ar entrar em uma das câmaras, assim, a haste é direcionada para frente por que a outra câmara está sob constante vácuo do motor.


A haste continua avançando, com a ajuda do servo freio, acionando os pistões ou êmbolos do cilindro mestre. O cilindro mestre é um componente responsável por gerar pressão interna no sistema e promover o deslocamento do fluido de freio até as rodas.


O fluido de freio está em todo sistema, portanto, os êmbolos quando se deslocam acabam deslocando todo o fluido no sistema, assim os itens de atuação como pinça e cilindro de rodas também vão deslocar seus êmbolos no mesmo curso.


A pinça de freio recebe o movimento do fluido que entra em contato com seu êmbolo interno. O êmbolo ou pistão interno possui uma determinada área onde o fluido vai entrar em contato e gerar uma determinada força de ação sobre este pistão.


O pistão atua sobre as pastilhas e sapatas com lonas onde entram em contato com o disco, na dianteira, e tambor na traseira. Estas peças geram atrito e diminuem a velocidade da roda e conseqüentemente do veículo.